terça-feira, 1 de agosto de 2017

5º BPM desenvolve programa “Vizinhança Solidária” na zona Sul de Natal

5º BPM desenvolve programa “Vizinhança Solidária” na zona Sul de Natal



         O 5º Batalhão de Polícia Militar vem, desde o ano passado, desenvolvendo um programa de interação entre a comunidade e a corporação policial militar nos bairros da zona Sul de Natal, área de sua atuação.

         
Foto de operação conjunta entre as polícias militar e civil, em junho de 2017, na Aisp 10.
O programa “Vizinhança Solidária” foi idealizado pelo então comandante do 5º BPM (Major QOPM Correia Lima) no intuito de estabelecer um vínculo solidário, entre a polícia e as comunidades, no combate à criminalidade local e na busca de soluções adequadas para a segurança pública nos bairros de atuação do 5º BPM (Zona Sul de Natal - Aisps 5, 10 e 15).
“Nós incentivamos a interação entre grupos de moradores e a Polícia Militar – os Conselhos de Segurança (Consegs), para coordenarem os setores na localidade e, quando necessário, acionar a Polícia Militar para auxílio ou orientação e, enquanto a viatura se desloca, o solicitante também liga para o 190 para maiores dados acerca de ocorrências”, explicou o Tenente Coronel PM Fagundes, comandante do 5º BPM.
Essa é uma inciativa simples, mas tem em seu bojo a eficácia devido a essa interação entre a PM e os Consegs e comunidades porque os próprios moradores passam a ser os <olhos da Polícia Militar>, e dessa forma, monitora as ruas do bairro através das redes sociais e algumas filmagens.
Quando as pessoas de uma comunidade interagem e se conhecem, a preocupação com os interesses da coletividade aumenta, inclusive com questões de segurança pública, criando um sentimento de reciprocidade de obrigações e interesses, tanto entre os cidadãos como entre estes e os órgãos de segurança.
         Outro programa implementado no âmbito da unidade operacional é o “Batalhão Participativo” que objetiva a adoção de métodos de gestão participativa a partir da construção de um diagnóstico do ambiente interno e externo com a cooperação efetiva dos policiais com a definição de métodos e objetivos para o policiamento.
Para a implantação desses programas utilizamos todas as redes sociais, criando grupos de interações interna e externamente a fim de que nossos policiais saibam do que realmente acontece e, em tempo real.
         Para o atual comandante do 5º BPM, o Tenente-Coronel QOPM Fagundes a interação com a comunidade é de suma importância devido à antecipação que da-se através do monitoramento, in loco, pela própria população, pois fica mais fácil saber os horários e, também, o modus operandi daqueles que vivem às margens da sociedade e afligem, ou tentam afligir, o cidadão de bem que mora em nossa área de atuação.

         Como funciona na prática: Com intuito de resgatar e manter a percepção de segurança na sua região,  vizinhos (dentre eles um tutor) aproximam-se  um dos outros, afastando a indiferença para com o próximo.



         Ações e requisitos
  1.          Materialização por meio de uma placa custeada pela iniciativa privada em caráter não oneroso, firmando uma parceria com a Cia da PM local, CONSEG ou alguma outra entidade de cunho social, como Associações Comerciais e/ou de bairros;
  2.          O Comando da Cia da PM e a entidade passam a ser os responsáveis pela aquisição, distribuição e manutenção das placas;
  3.          Fortalecimento do nome, VIZINHANÇA SOLIDÁRIA, de modo que não se individualizem pessoas, mas sim a vizinhança;
  4.          Escolha dos locais para afixação das placas pela Cia da PM, com base nas ferramentas de inteligência policial e de gestão, o que não impede de ser adquirida espontaneamente pelo TUTOR;
  5.                   Identificação e escolha de um TUTOR, que será uma espécie de líder comunitário na vizinhança solidária que literalmente zelará pelas placas, informando ao CONSEG e/ou entidade de um possível extravio, por exemplo;
  6.          Inserção do TUTOR no programa de visitas comunitárias realizado pela Cia da PM ou nos Cartões de Prioridade de Policiamento, de forma que periodicamente, sugere-se quinzenalmente, tenha-se um contato, cidadão e policial.
         Como utilizar o aplicativo WhatsApp no programa VIZINHANÇA SOLIDÁRIA
  1.          O TUTOR da área de alcance deverá ser o responsável pela criação de um GRUPO no WhatsApp e convidar os vizinhos da área a participar “espontaneamente” do grupo de mensagens e explicar as regras de mensagens a serem divulgadas entre os componentes.
  2.          O TUTOR será o responsável por fazer a triagem e transmitir somente as mensagens “relevantes” ao policiamento da área, mensagens estas que poderão resultar em futuras ações preventivas a serem implementadas pela polícia comunitária.

         Tutor: É o cidadão local, líder comunitário no programa vizinhança solidária, que será instruído pela PM acerca de prevenção primária entre outras ações. O tutor participará das reuniões do CONSEG.

         Visita Comunitária: Periodicamente os PM do Programa Vizinhança Solidária e integrantes da comunidade farão contato estreitando relações permitindo que a Instituição conheça os reais problemas de segurança pública para providências e soluções;

         Obs.: Segundo a Diretriz, a visita comum poderá ser realizada por meio de qualquer Programa de Policiamento instituído pela Polícia Militar.

          Visita Solidária: Contato de PM com vítima de ocorrência policial, previamente analisada e triada pelo Comandante de OPM que orientará acerca das medidas de prevenção primária que poderão ser adotadas a partir de então.

         Como Participar: O programa é de adesão voluntária; procurar a Companhia da PM mais próxima, por meio de CONSEG ou de outra associação. O importante é que se organize.

         Nossas companhias encontram-se dentro das instalações do BPM (1ª e 2ª Companhias e na Rua Grossos, 14 em Lagoa Nova I)

         Materialização do PVS:BP: A placa do programa será custeada integralmente pela iniciativa privada, refletindo a parceria entre a OPM local e entidades comunitárias.


         OBS.: Essa placa deverá ser confeccionada conforme modelo  e não devem ser afixadas sem obedecer aos critérios da estratégia do policiamento, já que estão atreladas a uma visitação por parte da OPM local.


PMESP

VIZISOL

https://5bpmzonasuldenatal.blogspot.com.br/2017/08/5-bpm-desenvolve-programa-vizinhanca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário