sábado, 1 de abril de 2017

Orientação para prevenção da violência urbana - Condomínio Nature - em 31/03/2017

Orientação para prevenção da violência urbana - Condomínio Nature


Introdução

A definição de violência da Organização Mundial da Saúde (OMS):
"A utilização intencional de força ou poder físico, por ameaça ou de fato, contra si mesmo, contra outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade que resulta em ou tem alta probabilidade de resultar em ferimentos, morte, dano psicológico, mau desenvolvimento ou privação."
A violência pode ser dividida em três categorias amplas:
• Violência auto-dirigida inclui dano físico causado a si próprio; esta categoria é subdividida em comportamento suicida e auto-flagelo;
• Violência inter-pessoal se relaciona com ferimentos ou danos causados por um indivíduo a outro, parente (violência doméstica) ou não (violência comunitária);
• Violência coletiva focaliza atos danosos cometidos por um grupo; tais atos podem ter motivações políticas, econômicas ou sociais.
A violência pode se manifestar fisicamente, psicologicamente, emocionalmente ou sexualmente.
A OMS lançou recentemente o Relatório mundial sobre violência e saúde (outubro de 2002), que é um recurso excelente e muito completo sobre as definições, abordagens e respostas de políticas públicas para diversas manifestações de violência mundo afora. Site : http://www.who.int/violence_injury_prevention.

Desenvolvimento

O Preletor Tenente Willame dirigiu a palestra com apresentação de slides no powerpoint e mostrou a importância das ações proativas (Proatividade é estar um ou mais passos à frente dos demais, é buscar soluções ao invés de se concentrar nos problemas, é vislumbrar oportunidades onde os demais só enxergam a crise. É fazer o que todo mundo sempre fez, mas de uma maneira mais criativa, inovadora, diferente e eficaz. É não se deixar tolher por regras e normas obsoletas e usar os seus talentos para fazer melhor ao invés de se acomodar e passar a vida reclamando) para a diminuição de crimes seja no transito, seja ao caminhar ou tentar ser o mais privado possível, seja nas conversas cotidianas, seja nas redes sociais.
Outro ponto importante da palestra foi a disponibilidade da terceira companhia (responsável pelo patrulhamento ostensivo na área da AISP 05) e a orientação de, sempre que possível, o cidadão ligue para o COPOM - 190 para gerar ocorrências que alimentem o banco de dados da COINE (A COINE – Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais – é um órgão interno da SESED – Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social - cujo objetivo é a construção de informações para dar suporte à tomada de decisões do gestor. Isto é, por meio de depuração, manutenção e filtragem analítica de dados aliada à moderna análise estatístico-criminal, produzir informações que gerem gráficos, diagramas, mapas térmicos, tabelas, diagnósticos e prognósticos para subsidiar operações policiais e ações de gestão em políticas públicas de segurança. Em http://www.defesasocial.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=69393&ACT=&PAGE=0&PARM=&LBL=COINE - Acessado em 01/04/2017 às 05:16 

Conclusão

Ao final da palestra foi dada a oportunidade de as pessoas fazerem perguntas acerca do que foi explanado. A reunião durou 01 h 20 min (das 19 h 00 min às 20 h 20 min).

https://5bpmzonasuldenatal.blogspot.com.br/2017/04/orientacao-para-prevencao-da-violencia.html





































Manual de Prevenção Contra Violência Urbanal em PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário