domingo, 5 de março de 2017

Operações Nossa Praça Segura em Potilândia e Candelária na Zona Sul de Natal

Operações Nossa Praça Segura em Potilândia e Candelária na Zona Sul de Natal

Resumo numérico: durante as operações foram feitas abordagens a 67 (sessenta e sete) transeuntes.



Policiais do 5º BPM (Delta zero quatro, Delta sete e viatura 535) em operação necessária, pertinaz e conjunta com o Canil zero dois e a CPFem zero de dois realizaram, nesse sábado (04), operações em algumas praças da zona sul de natal as quais serão elencadas abaixo.
1) Operação em Candelária – Praça do DED – Presépio de natal.
Houve uma ação de abordagem e orientação na Praça do DED (presépio de natal) com presença da vara da criança e do adolescente. As viaturas D4, D7, 535, Canil 02 e CPFem 02 foram empregadas em diversas abordagens. Após a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco (sem supervisão dos pais ou responsáveis), entre as açõess realizadas, destacam-se a busca de drogas pelo canil, situação de risco pela equipe da infância e da juventude.
Após uma varredura no local e algumas buscas pessoais e no terreno, foi verificado a falta dos documentos de identidade por parte de vários dos adolescentes. Todos orientados a retornar às suas residências para trazê-los consigo e portá-los sempre.
Outrossim, foram encontrados no local dois cigarros de maconha e um canivete.
Informo que esse trabalho teve um cunho educativo e não foram feitas apreensões de crianças e/ou adolescentes.
2) Abordagem realizada na praça do 7º BEComb (Sétimo Batalhão de Engenharia e Combate) – Visconde de Taunay.
Nessa segunda operação tivemos o emprego das viaturas 535 e canil 02.
Houve indicação do cão em terreno sinalizado por um pedra, porém, a posteriori, foi constatado ter sido indicação residual.
Durante as buscas pessoais foi encontrado o cidadão conhecido como Rafael <Oião> que já teve passagem pela polícia, porém sem mandado em aberto.
Vale Ressaltar que nessa praça do BEComb é corriqueiro o tráfico de drogas e, que em uma operação doze dias atrás, foi encontrada uma quantidade significativa de drogas por baixo de uma cigarreira.
Operações finalizadas sem alterações.

No total foram abordadas 67 (sessenta e sete) pessoas e em algumas delas foi feita a busca pessoal.
As operações foram coordenadas pelo Capitão Wagner (Praça do DED), sempre presente nas operações com suas equipes da terceira companhia e pelo 3º sargento Robson (respondendo pelo oficial de operações à APM II) e compreenderam o lapso temporal das 15 h 00 min às 19 h 00 min.
A equipe da Vara da Juventude e da Adolescência fará um relatório para, dentre outas coisas:
1) Diminuir o mato no entorno do GINÁSIO e PRAÇA;
2) Melhorar a iluminação pública;
3) Cadastrar os frequentadores do local e, se possível, colher assinaturas dos pais e/ou responsáveis acerca da ciência da permanência desses jovens no local em tela.

Outrossim, informo que a presença de parte do efetivo do CPChoque (Canil) e da CPFem foi de suma importância e que, sem eles, seria impossível operacionalizar as aços feitas nessa tarde.



Fonte: Polícia Militar - 5º BPM
Nossa presença, sua segurança.



Elaboração do texto: 3º Sgt Janildo Arante com informações do Delta 04 - Capitão Wagner.




























Rafael Oião

Nenhum comentário:

Postar um comentário